.

Rua de Santa Maria

thumb Rua de Santa Maria, de origem medieval, foi uma das primeiras ruas abertas em Guimarães, e foi durante séculos a rua mais importante da cidade, e por esse mesmo motivo, era o local de eleição da elite para instalar as suas residências.
Destinava-se, nos seus primeiros tempos a ligar o convento fundado por Mumadona Dias, na parte baixa da cidade, ao castelo que se encontrava no alto da cidade.
Existem documentos datados do séc. XII que já falam da rua de Santa Maria, mas com a parte superior da rua a ser indicada como rua da infesta. Ao longo de toda a rua, encontram-se vários edifícios medievais, que lhe trazem o carisma e identidade. São eles, por exemplo o Convento de Santa Clara (actual Câmara Municipal), a Casa dos Peixotos, a Casa do Arco ou a Casa Gótica dos Valadares.
A designação toponímica da rua, surge da adoração ancestral à Virgem Maria, e por isso mesmo esta artéria está intimamente ligada à igreja da Oliveira.
Actualmente, liga a Praça da Oliveira ao Largo do Carmo, e nela estão instaladas várias valências, como a pousada, vários bares, restaurantes, lojas de artesanato, biblioteca, entre muitos outros, mais uma espaço de Guimarães que merece a visita...

0 comentários:

Enviar um comentário

Quem somos

A minha foto
I Love Guimarães
é uma marca criada para divulgar Guimarães ao mundo, através da divulgação do seu Património Histórico e Cultural.
Ver o meu perfil completo

Arquivo

Últimas Notícias


Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish