.

A Praça do Padrão da Vitória

oliveira Das muitas praças (local de recreio e festejos dos povos) que tem Guimarães, a que mais desperta a curiosidade de quem por cá passa é a Praça da Oliveira.

Situada em frente à igreja de Nossa Senhora da Oliveira, está plantada uma oliveira, a milagrosa oliveira. Segundo Fernando José Teixeira, ilustre autodidacta Vimaranense, a oliveira começa numa lenda da segunda metade do séc. VII, e terá vindo alguns séculos depois para junto da igreja românica de Santa Maria de Guimarães, mas definhou e morreu, por a terem retirado de junto do seu Santo Mártir. Esta oliveira esteve erguida durante vários anos sem sinais de vida, e miraculosamente reverdeceu após a construção de um cruzeiro, que mais tarde recebeu um alpendre. Esse cruzeiro era o Padrão da Senhora da Vitória.

O Padrão da Senhora da Vitória ou mais conhecido por Padrão do Salado, com uma cobertura gótica, mandado erigir por Dom Afonso IV para comemorar a vitória da Batalha do Salado. De planta quadrangular aberto, possui 4 arcos quebrados assentes em colunas com capitéis lavrados, encimados pelo escudo Real; no seu interior, cruzeiro representando Cristo Crucificado e a Virgem Mãe.

A Praça do Padrão da Vitória (como era conhecida a Praça da Oliveira), é ladrilhada de pedra, e recebeu inicialmente o nome de Praça Maior, pois era o sítio onde se tinha fundado o Burgo. A praça é fechada a nascente pela colegiada e até poente pelas casas habitacionais, todas com alpendres sobre colunas de pedra. De poente a norte, temos os Antigos Paços do Concelho, assentes sobre arcos de pedra, que dão passagem para outra das emblemáticas praças de Guimarães, a Praça de S. Tiago. Os Antigos Paços do Concelho com uma galeria de janelas com grades de ferro de encosto, tem no seu alto as ameias e o escudo de armas de Portugal.

Nos tempos que correm, já muitas alterações foram feitas na praça, e uma das casas habitacionais é agora uma excelente Pousada, que herdou o nome da igreja que lhe lhe aparece de frente na fachada. Algumas das lojas encontram-se hoje fechadas, onde já estiveram grandes nomes do comércio Vimaranense. Outras foram transformadas em bares e cafés, com excelentes esplanadas, espalhadas pela praça, que permitem explorar toda a beleza da mesma, enquanto nos deliciamos com um café ou um doce típico Vimaranense.

Mas por muitas palavras ou fotografias que se possam escrever ou mostrar, nada é mais satisfatório que conhecer esta belíssima praça, e todos os cantos e recantos…

1 comentários:

Que saudades da Oliveira.. bons momentos aí passei com os meus amigos vimaranenses e da Uminho.


Enviar um comentário

Quem somos

A minha foto
I Love Guimarães
é uma marca criada para divulgar Guimarães ao mundo, através da divulgação do seu Património Histórico e Cultural.
Ver o meu perfil completo

Arquivo

Últimas Notícias


Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish