.

Geminações Vimaranenses

gmrpm O município de Guimarães fez ao longo dos tempos geminações com cidades de vários pontos do mundo.

Um processo que teve início no século passado em Abril de 1987, com a geminação com o município Brasileiro de Londrina. Localizado ao norte do estado do Paraná, a 369 km da capital paranaense, Curitiba. Importante pólo de desenvolvimento regional, Londrina exerce  grande influência sobre todo o Paraná e região Sul. Com uma população estimada de 505.184 habitantes, é a segunda cidade mais populosa do Paraná e a terceira mais populosa da região Sul do Brasil.

250px-Londrinalago

Dois anos depois, em Junho de 1989, fez-se a ligação com o distrito Mé-Zochi na ilha de São Tomé em São Tomé e Príncipe. A sua sede é na vila de Trindade. Tem cerca de 42 mil habitantes e 122 km².

Mé-Zochi

Só na última década do último século, Guimarães foi fértil nas geminações, tendo criado relações com mais 4 municípios. Em Junho de 1993, a cidade francesa de Brive-la-Gaillarde foi a escolhida. Uma comunidade francesa no centro da França, sob administração do departamento Corrèze. É a cidade mais densamente povoada do Departamento e a segunda cidade da Região Limousin, antes Limoges. Os habitantes de Brive são Brivistas. A cidade é mais conhecida por Brive.

Brive-la-Gaillarde

Em Junho de 1995, foi a cidade Espanhola de Igualada que recebeu a estreita relação de uma geminação. Igualada é um município da Espanha na província de Barcelona, comunidade autónoma da Catalunha, de área 8,12 km² com população de 36923 habitantes e densidade populacional de 4230,17 hab/km².

igualada-740647

No final do ano de 1997, outra cidade Espanhola foi interligada com Guimarães, Tacoronte que é um município da Espanha na província de Santa Cruz de Tenerife, comunidade autónoma das Canárias, de área 30,09 km² com população de 22943 habitantes e densidade populacional de 725,37 hab/km².

costa-tacoronte-31

Mesmo antes de terminar o século XX, em Maio de 1999, foi Rio de Janeiro , capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior e maior rota do turismo internacional no Brasil, a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. A população estimada para o Rio de Janeiro é de 6.161.047 habitantes na cidade e 11.812.482 na região metropolitana, o que o torna a segunda maior aglomeração urbana do Brasil, terceira da América do Sul e 24ª do mundo.

riojaneiro

No virar do século, em Setembro de 2000, foi Kaiserslautern é uma cidade no sul do estado da Renânia-Palatinado na Alemanha. Kaiserslautern é uma cidade independente (Kreisfreie Städte) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (kreis). Tem 100.000 habitantes e por volta de 38.000 adicionais cidadãos norte-americanos devido às grandes bases militares na região.

290px-Kaiserslautern_town_big

Em Junho do ano seguinte, Colônia do Sacramento (em castelhano Colonia del Sacramento) é uma cidade do Uruguai, capital do departamento de Colónia. Tem origem na antiga cidade de Colónia do Santíssimo Sacramento fundada há 329 anos por Manuel Lobo, a mando do Império Português no século XVII. A área onde localiza-se a fundação portuguesa, hoje faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi a escolhida.

288px-ColoniaSacramento

Em 2006, foram duas cidades francesas a receber a ligação, Compiègne é uma cidade francesa do departamento de Oise, na região Picardia. A cidade está localizada à beira do rio Oise, e tem uma população de 41254 habitantes.

275px-Compiegne_from_the_UTC

Depois foi a vez de Tourcoing (Toerkonje em neerlandês) é uma cidade e comuna do norte da França, no départment do Nord, próximo às cidades de Lille e Roubaix e da fronteira com a Bélgica. Sua população em 1999 era de 94.204 habitantes.

tourcoing

A última geminação foi com o Município da Ribeira Grande de Santiago é um concelho/município da ilha de Santiago, em Cabo Verde. Com uma área de 164 km², e uma população de cerca de 11.000 habitantes, tem como sede a Vila da Ribeira Grande.

ribeiragrande

 

Mas afinal o que é uma geminação? Fica aqui uma breve explicação acerca deste assunto.

A geminação de cidades, é um conceito que tem como objectivo, criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível económico e cultural, através dos quais cidade(s) ou vila(s) de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação.

Na Europa, estas paridades são designadas por cidades gémeas ou geminadas, enquanto que no Brasil e nos Estados Unidos da América, se designa comummente "cidade irmã".

Geralmente, as cidades gémeas têm características semelhantes (demográfico, por exemplo) ou pontos e referências históricas comuns.

Este conceito assemelha-se à prática da correspondência na rede mundial, onde os amigos por correspondência são cidades ou vilas no seu conjunto. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras actividades.

Em alguns casos, divisões territoriais mais vastas fazem acordos semelhantes, como é o caso da província de Hainan na República Popular da China e Jeju na Coreia do Sul.

0 comentários:

Enviar um comentário

Quem somos

A minha foto
I Love Guimarães
é uma marca criada para divulgar Guimarães ao mundo, através da divulgação do seu Património Histórico e Cultural.
Ver o meu perfil completo

Arquivo

Últimas Notícias


Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish