.

Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012

2012 A decisão encerra um processo de selecção iniciado há mais de dois anos, com os ministros da Cultura da União Europeia a adoptarem formalmente a recomendação.

A cidade de Guimarães foi oficialmente designada, esta tarde (12 Maio 2009), capital europeia da Cultura em 2012, em conjunto com a cidade eslovena de Maribor, durante uma reunião de ministros da Cultura da União Europeia, em Bruxelas.

Os ministros dos 27, entre os quais José António Pinto Ribeiro, adoptaram formalmente a recomendação elaborada, no final do ano passado, pelo painel de selecção europeu de avaliação das candidaturas, que confirmou o preenchimento de todos os requisitos por Guimarães e Maribor.

A decisão encerra um processo de selecção iniciado há mais de dois anos, tendo a candidatura de Guimarães sido lançada no final de 2006 pela então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

Portugal e Eslovénia tinham direito a apontar as duas cidades para 2012, tendo a escolha portuguesa recaído, em Outubro de 2006, em Guimarães, classificada pela UNESCO Património da Humanidade, enquanto a Eslovénia elegeu Maribor, a segunda principal localidade do país depois da capital Ljubljana.

A designação "Capital Europeia da Cultura", uma iniciativa da Grécia, foi aprovada pelo Conselho em 1985, com o objectivo de contribuir para a aproximação entre os povos europeus.

Lisboa, em 1994, e Porto, em 2001, neste caso em conjunto com a cidade holandesa de Roterdão, também já ostentaram o "título" de Capital Europeia da Cultura, este ano "nas mãos" de Linz (Áustria) e Vilnius (Lituânia).


Fonte: Jornal de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário

Quem somos

A minha foto
I Love Guimarães
é uma marca criada para divulgar Guimarães ao mundo, através da divulgação do seu Património Histórico e Cultural.
Ver o meu perfil completo

Arquivo

Últimas Notícias


Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish