.

CEC 2012 custa 111 Milhões

2012 "A Capital Europeia da Cultura deve servir para converter Guimarães numa cidade criativa", defende Anabela Guimarães, programadora e gestora cultural.

Na opinião desta vimaranense, os agentes locais podem fazer toda a diferença. "Sem discutir o mérito e a capacidade da contratação de agentes, artistas e 231038empresas já com provas dadas (indispensáveis para este tipo de eventos), a perspectiva dos artistas e programadores que cá vivem é diferente porque sentem a pulsação da cidade, têm uma multiplicidade de olhares, têm muito mais possibilidade de potenciar as energias criativas que a própria cidade já tem", argumenta.

Defende uma comunicação que sensibilize os habitantes locais, têm uma grande quota de responsabilidade no sucesso da CEC. "Ninguém quer que o acontecimento seja apenas para promover a cidade lá fora. A cultura tem também a função de unir, de vincular as pessoas à sua comunidade local".

Com um orçamento de 111 milhões de euros, o projecto pretende mudar certas zonas da cidade, como a de Couros, antigo quarteirão de curtumes, para onde está projectado o CampUrbis, uma parceria entre a Câmara e a Universidade do Minho que abrirá caminho à expansão do Campus universitário para o centro da cidade. Um pólo para o Museu de Alberto Sampaio e a Plataforma das Artes (possivelmente no antigo mercado municipal).

Carlos Mesquita, presidente do Cineclube, espera que a CEC permita a "produção cinematográfica ficcional ou documental sobre Guimarães, sem se confundir com a lógica de telenovela". O cinema, adianta, deve ocupar parte significativa do esforço da CEC. "Espero que 2012 seja o ponto partida para Guimarães ter um evento de cinema, ficção ou documental, e que seja um tempo de reflexão sobre o cinema europeu", refere.

Se dependesse do presidente do maior cineclube português, a CEC 2012 contaria com "um realizador consagrado" para projectar a cidade, o país e o cinema europeu (e esse realizador até podia ser norte-americano, caso de Woody Allen), defende Carlos Mesquita. "Se fosse eu a escolher, seria Werner Herzog", sublinha. Uma das propostas do Cineclube de Guimarães passa por criar na cidade uma estrutura museológica que contemple também a cultura cinematográfica. "Se o Porto não tiver uma Cinemateca, que venha para Guimarães".

Fonte: Jornal de Notícias

1 comentários:

Só espero que realmente se faça alguma coisa com esse valor referido.
Acho que Guimarães fez bem em aceitar a proposta da ex-ministra da cultura para que fosse Capital Europeia da Cultura, é uma mais valia para a economia da cidade.
Espero também que a marca que aqui é falada neste blog faça alguma coisa relativamente à divulgação da cidade e suas valências na Europa.

Já só faltam 2 anos e meio, e a contar...

Parabéns pelo espaço...


Enviar um comentário

Quem somos

A minha foto
I Love Guimarães
é uma marca criada para divulgar Guimarães ao mundo, através da divulgação do seu Património Histórico e Cultural.
Ver o meu perfil completo

Arquivo

Últimas Notícias


Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish